Autor: Almir Munhoz - Portal AMJ Solar - 14/09/2023
Você já recebeu diversas propostas de energia solar com valores e produtos diferentes, e chegou a hora de bater o martelo e seguir em frente com seu projeto solar com a Empresa X.
O que devemos verificar para que nossa experiência como cliente seja 100% positiva?
1. Verificar o CNPJ da empresa Instaladora: Antes de mais nada verifique sempre a idoneidade da empresa que oferece o serviço de projeto e instalação. Consulte o CNPJ e nome da empresa nos órgãos responsáveis para assegurar que a empresa está regularizada e Ativa:
Consultar CNPJ na Receita Federal: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
Consultar Nome da Empresa na junta Comercial de sua cidade, se for São Paulo é a JUCESP: https://www.jucesponline.sp.gov.br/
Consultar a existência de Protestos através do CNPJ: https://protestosp.com.br/consulta-de-protesto
2. Avaliações de outros clientes: Plataformas como Google e Reclame Aqui são grandes aliados na hora de verificar a reputação da empresa. As mídias sociais como Instagram também são importantes. Leve em consideração as avaliações positivas e, mais importante ainda, veja como a empresa lida com críticas e problemas.
3. Tempo de mercado: A experiência conta. Verifique a quanto tempo a empresa está ativa, e a reputação que foi construída junto ao seu negócio.
4. Prazos de garantia: Entenda bem os prazos de garantia dos produtos e serviços ofertados pela empresa instaladora. Um bom instalador de energia solar oferecerá garantias não só dos painéis fotovoltaicos mas também do serviço de instalação.
5. Estudo de sombreamento: Uma das etapas mais cruciais antes da instalação dos painéis fotovoltaicos é o estudo de sombreamento. Certifique-se de que o profissional faça essa avaliação, pois áreas sombreadas podem impactar diretamente a eficiência do seu gerador fotovoltaico, podendo não gerar energia suficiente conforme ofertado pela empresa instaladora.
6. Projeto e Homologação: Garanta que o instalador será responsável pela homologação do sistema junto à companhia elétrica e irá acompanhar todos os passos até a conclusão do seu projeto. Para esse processo é necessário um Responsável Técnico que, na maioria das vezes, é um Engenheiro Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica.
7. Formação e qualificação: Procure saber se o instalador possui formações específicas na área, se está atualizado quanto às novas tecnologias e práticas do mercado e se utiliza as melhores práticas de segurança durante a instalação NR-10, NR-11 e NR-35.
8. Referências: Peça para visitar ou ver trabalhos anteriores ou até conversar com outros clientes. Uma empresa de confiança terá prazer em compartilhar o feedback de outros clientes.
9. Detalhamento de marcas e modelos: A proposta comercial do instalador deve incluir o detalhamento de marcas e modelos dos equipamentos que serão utilizados na instalação, além do detalhamento da garantia.
10. Cuidado com orçamentos muito abaixo do mercado: Lembre-se de que, muitas vezes, o barato sai caro, e muito caro. Orçamentos muito abaixo do mercado podem indicar a utilização de materiais de baixa qualidade ou mão de obra não especializada. Para realizar uma comparação de propostas mais assertiva, compare sempre os tipos de materiais ofertados se é o mesmo, tempo de projeto, garantias e etc:
Comparação de Propostas: Procure sempre ter em mãos mais de 2 orçamentos com a mesma capacidade de geração;
Verifique se nas propostas comparadas estão sendo ofertados Inversor String(de parede) ou Micro-inversor, lembre-se de quando se tratar de micro-inversor existe um custo um pouco mais elevado mas qualidade e garantia maior;
Verifique e a potência dos módulos entre as propostas são equivalentes, as vezes quanto maior a potência do painel menos painéis são utilizados no telhado e da mesma forma quando utilizar painéis de menores potências o projeto irá sair mais caro e também ocupara o um maior espaço no telhado.
Verifique as garantias oferecidas:
Garantia do Inversor ou Micro-Inversor;
Garantia dos Módulos Fotovoltaicos;
Garantia de Instalação, a média de mercado é de 1 ano;
Seguros Oferecidos na contratação.
11. Exija um Contrato de Prestação de Serviços: Um contrato claro e detalhado garante que ambos os lados estejam cientes de suas responsabilidades, deveres e obrigações. Assim, você se protege de possíveis problemas futuros e entende exatamente o que está adquirindo.
12. Entrega dos Documentos do Projeto: é rotina que no final do Projeto o Instalador entregue impresso todos os documentos de projeto e instalação para o cliente, para que futuramente o cliente fique resguardado caso a empresa não venha a mais prestar o serviço de Pós-vendas ou aconteça algum problema futuro.
Lista Documentos:
Proposta Comercial (fechada);
Check-List da Vistoria Técnica Inicial;
NF de Compra do Kit Fotovoltaico e Comprovante de Pagamento;
NF de Serviço de Mão de Obra e Projeto e Comprovante de Pagamento;
Procuração;
Formulário de Solicitação de Acesso da Concessionária;
Projeto Unifilar e Multifilar;
Datasheets Inversor/Micro-inversor e Módulos;
Documentos de Conformidade do INMETRO Inversor/Micro-inversor e Módulos;
Memorial Descritivo de Projeto;
ART ou TRT do Projeto;
Parecer de Acesso emitido pela Concessionária após aprovação do Projeto;
Relatório Fotográfico da Instalação.
IMPORTANTE: Lembre-se que o projeto fotovoltaico não é um valor de investimento baixo, portanto todo cuidado com a contratação do serviço e compra dos equipamentos é pouco.
Comments