top of page
Portal AMJ Solar

Sistema fotovoltaico mais antigo do Brasil completa 25 anos

Tecnologia foi instalada em setembro de 1997 e segue em operação até os dias de hoje.


Tecnologia encontra-se instalada em prédio da UFSC. Foto: Laboratório Fotovoltaica/ UFSC


O primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil completou 25 anos de operação ininterrupta no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


O sistema encontra-se instalado desde de setembro de 1997 no topo do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica, no CTC (Centro Tecnológico) do campus de Florianópolis – a sede original do laboratório, que construiu e monitora este e outros sistemas fotovoltaicos no país.


O gerador fotovoltaico, composto na forma de subsistemas por meio da utilização de 68 módulos (54 opacos e 14 semitransparentes) e quatro inversores, conta com uma potência instalada de 2 kWp.


A tecnologia foi fixada em uma área total de 40 m² e operou dessa forma de setembro de 1997 até o final de 2008, quando os quatro inversores foram substituídos por apenas um de 2,5 kW.


De acordo com a UFSC, depois de duas décadas funcionando, foi necessário desconectar alguns dos módulos, o que reduziu a capacidade de geração para 1,28 kWp.


No entanto, os problemas que causaram a redução do número de módulos estão associados a componentes e não à tecnologia em si.


“A longevidade do primeiro gerador fotovoltaico conectado à rede e ainda em operação representa uma consistente contribuição ao conhecimento do desempenho de longo prazo da geração solar, que é limpa e de baixo custo”, avalia a universidade.

Autor: Henrique Hein - Canal Solar - 23 de setembro de 2022


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page